Sorrisos Inovadores: A História de Esperança

Era uma vez uma menina chamada Esperança que frequentava a Escola a Tempo Inteiro.

Uma menina de penteados bonitos, e olhos azuis cheios de bondade e curiosidade. Estava sempre atenta na escola e procurava saber sempre mais.

Um dia, ao perder um dentinho, cuidadosamente colocou-o debaixo da almofada, aguardando ansiosamente.

Esperou, esperou e nada, nada aconteceu… Dúvidas pairavam na sua mente, levando-a a refletir: Será que a fada estava ocupada demais, ou talvez o portal para este mundo mágico estivesse temporariamente indisponível…

O professor de TIC percebeu que ela estava bastante apreensiva e decidiu questioná-la.

— O que está a passar contigo, Esperança? Percebo que estás pensativa e com a mente longe da aula. Posso ajudar de alguma forma? Queres partilhar ou desabafar?

— Professor! Coloquei o meu dentinho debaixo da almofada e nada aconteceu…

O professor achou graça e sorriu, mas procurou logo uma explicação que de certa forma a tranquilizasse.

— Sabes, Esperança? Tenho a impressão de que, à medida que crescemos, a Fada dos Dentes tem menos tempo para nós. É como se ela priorizasse as crianças mais pequenas, e tu já és bem crescida!

— Obrigado, professor! Então será por isso!

— Mas Esperança! Os dentinhos são verdadeiras joias preciosas! Já pensaste em criar um projeto em TIC que contribua para cuidar da saúde dos dentes?

— Excelente, Professor! Ajuda-me? Tenho um projeto em mente.

Após muito estudo sobre o assunto, acertaram fazer um colar tecnológico, que além de muito bonito, emitia sinais às crianças quando estavam a comer doces em demasia. Emitia também sinais para escovar os dentes e para idas ao dentista para consultas de rotina.

Esperança estava entusiasmada com o projeto. Ela e o professor começaram a trabalhar juntos, pesquisaram sobre materiais e aprenderam tudo sobre sensores e programação. Desenvolveram o protótipo! E estava pronto! Um colar bonito, colorido e funcional!

A notícia do projeto espalhou-se pela escola, e outras crianças ficaram curiosas. Esperança e o professor decidiram apresentar o colar tecnológico numa feira de ciências que ocorreu na escola. Prepararam uma animada apresentação, explicaram como funcionava o colar e como poderia ajudar as crianças a manterem seus dentes saudáveis.

No dia da feira de ciências, a sala estava repleta de colegas ansiosos para ver o projeto. A Esperança estava orgulhosa.

Os colegas ficaram maravilhados com a inovação, alguns até sugeriram melhorias. O professor estava orgulhoso do trabalho em equipa e do impacto positivo que o projeto poderia ter.

No final do dia, Esperança voltou para casa com um sorriso enorme. A Fada dos Dentes não interagiu na sua infância da forma tradicional, mas algo mágico aconteceu, Esperança criou algo especial para as crianças da escola.

Mas afinal e após alguns dias, a magia aconteceu! A Fada dos Dentes emitiu um certificado de criatividade para reconhecer o valor e sua criatividade.

Queres um certificado semelhante a este? Basta solicitar através deste email ([email protected]) e informar-nos o teu nome.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo