Segurança Básica Online na Escola a Tempo Inteiro

O professor de TIC da Escola a Tempo introduzia assim desta forma assim a lição:

—  Caros alunos, hoje iremos falar de segurança online. O que entendem vocês sobre a segurança online?

—  São cuidados devemos de ter quando estamos na internet, professor – disse a menina Judite com um ar todo interessado.

—  Exatamente Judite, na internet são muitos os cuidados e cautelas que deveremos ter, alguém quer especificar melhor? Levantem o dedo para responder.

—  Não partilhar informações pessoais. – disse Miguel com um ar todo seguro.

—  Exatamente Miguel. Nunca se deve divulgar nome completo, endereço, número de telefone, e outras informações pessoais em sites, fóruns ou redes sociais. Mais… Dedos levantados para poderem responder.

—  Eu! Eu, eu! – levantava o dedo agora o Tiago.   —  Pedir Permissão para entrar na internet

—  Certo Tiago. Devemos pedir sempre permissão aos pais ou aos nossos responsáveis antes de aceder à internet, baixar aplicativos e, deverão dar conhecimento dos sítios onde navegam.

Prontamente a Sofia levantou o dedo disse:

—  Não conversar com estranhos.

— Certo Sofia! Não devemos iniciar conversas com pessoas que não conhecemos na vida real, e nunca aceitar solicitações de amizade de desconhecidos.

O professor conclui a lição da seguinte forma:

— Muito bem. Estou muito satisfeito com as vossas respostas. Vejo que já possuem conhecimentos básicos de segurança para navegar na internet de forma segura e responsável. Vou ainda partilhar uma lista com outros cuidados importantes à medida que vocês vão crescendo.


Outros cuidados:

Usar passwords fortes: Criar passwords seguras extensas, palavras sem sentido e mantê-las em segredo.

Reconhecer sites seguros: Aceder somente a sites que começam com “https” e que são aprovados pelos pais, responsáveis ou encarregados de educação.

Não clicar em links suspeitos: Evitar clicar em links desconhecidos ou suspeitos, que poderão levar a sites perigosos ou infectar o dispositivo com malware.

Denunciar comportamentos inapropriados: Informar imediatamente um adulto quando comunicamos com alguém agindo de maneira inadequada ou assediadora.

Não partilhar fotos: Não enviar ou partilhar fotos sem a permissão dos pais ou responsáveis.

Configurações de Privacidade: Se já tiveres autorização dos treus pais, deverás usar as configurações de privacidade em redes sociais e jogos, para limitar quem pode ver as vossas informações e publicações.

Precaução com os downloads: baixar somente apps e jogos de fontes confiáveis, como a App Store ou Google Play, e com a permissão dos pais.

Seguir regras do uso equilibrado na internet: Respeitar os limites de tempo de uso da internet, estabelecidos pelos pais para equilibrar as atividades online com as outras tarefas.

Verificar a Autenticidade das Informações: Aprender a verificar a veracidade das informações encontradas online, consultando várias fontes e questionando conteúdos suspeitos.

Não Responder a Mensagens Estranhas: Ignorar e não responder a mensagens de texto, e-mails ou chats de pessoas desconhecidas.

Usar Controles Parentais: Utilizar ferramentas e configurações de controle parental que ajudam a monitorar e limitar o acesso a conteúdos inadequados.

Proteger Dispositivos: Manter dispositivos protegidos com antivírus e outros softwares de segurança, e não permitir que estranhos utilizem os nossos dispositivos sem supervisão.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo