Presentes sustentáveis para este Natal

Era uma vez, numa das Fábrica dos Brinquedos do Pai Natal, na cidade mágica de Castelo Branco, algo incrível estava prestes a acontecer!

O Pai Natal, queria tornar o mundo mais ecológico, sustentável, bonito e feliz…

Ele imaginou uma forma especial de proteger o nosso planeta, e a solução parecia residir no recrutamento da menina Filipa, para integrar a equipa de trabalho da Fábrica do Pai Natal.

A Filipa era uma menina muito responsável, adorava visitar a empresa do seu pai, estava habituada a observar todos os sectores da empresa coordenados nas operações de produção e, sonhava estudar Gestão de Empresas para compreender ainda melhor esse mundo fascinante.

Filipa solicitou ao Pai Natal a oportunidade de analisar minuciosamente os processos na Fábrica de Brinquedos e, propôs o dividir as suas responsabilidades nas seguintes etapas:

  • Diagnóstico
  • Planeamento
  • Implementação
  • Acompanhamento
  • Avaliação

Sem hesitação, o Pai Natal prontamente concordou.

Durante a fase de diagnóstico, Filipa constatou que a Fábrica do Pai Natal utilizava uma quantidade considerável de papel e, reconheceu que reduzir esse consumo excessivo teria um impacto ecológico bastante positivo. O mundo ficaria mais protegido e cuidado!

Filipa elaborou um plano no qual os presentes não seriam mais embrulhados em papel; em vez disso, as caixas seriam decoradas e pintadas pelos alunos da Escola a Tempo Inteiro.

Seria útil e emocionante dar cor e beleza às caixas dos presentes! Os alunos da Escola a Tempo Inteiro são verdadeiros campeões a enfrentar desafios.

Além disso, propôs que os meninos que já tivessem um computador, optassem por enviar um e-mail com seus pedidos de presente ao Pai Natal, em vez da tradicional carta.

Enviar pedidos ou solicitar informações por e-mail não contribui somente para a redução da pegada ecológica, agiliza também o processo, tornando-o útil e eficiente.

(Atenção! Desenvolver a escrita é fundamental e deve ser constantemente praticada. Deves dedicar escrita a cartas de aniversário a familiares e amigos, postais de boas festas, poesia, prosa, ficção, e até mesmo na elaboração de listas de compromissos e compras…)

Filipa deu vida às suas ideias, moldadas pelo processo atento da sua observação; colocou em prática e implementou o projeto, acompanhou de perto e avaliou-o ao longo do período Natalício. Foi um sucesso. O resultado foi mágico!

Ela aprendeu uma lição valiosa através desta experiência: quando estamos responsáveis por uma grande tarefa, podemos dividi-la em partes pequenas. Dessa forma, torna-se tudo mais fácil e até divertido.

Vocês também poderão fazer o mesmo! Se tiverem muitos TPC, ou muita matéria para estudar, dividam em pequenas partes, assim como fez a Filipa na Fábrica dos Brinquedos. Isso tornará as vossas tarefas mais simples.


Aproxima-se a época natalícia. A Escola a Tempo Inteiro abre as portas para um período repleto de animação, música e diversão, a decorrer desde o dia 1 de dezembro a 6 de janeiro.

Não perdas a oportunidade! Vem visitar-nos!

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo