Quem não adora uma semana cheia de aventuras ao ar livre? No presente verão de 2023, tive a incrível oportunidade de organizar uma emocionante semana de campismo para um grupo de crianças e adolescentes, no pitoresco parque de campismo de Idanha-a-Nova.
Aplicando os meus conhecimentos na área de Organização de Eventos, irei partilhar como tudo se desenrolou, desde a preparação cuidadosa até as memórias inesquecíveis que nos foram criadas.
Preparação Estratégica e Planeamento de Refeições
Antes de chegar ao acampamento, e tal como ocorre na organização de eventos, a preparação foi a chave. Elaborei o menu semanal detalhado para almoços e jantares, garantindo que todos os participantes estivessem bem alimentados.
Embora não tenhamos seguido o plano à risca, essa preparação inicial serviu como um guia flexível para as refeições ao longo da semana. Todas as refeições foram cozinhadas por lá, a primeira foi uma exceção, montar as tendas e ainda ter tempo para nadar na piscina eram também prioridades.
Levei imensos biscoitos e bolachas para os pequenos-almoços, porém não consumimos nada e regressamos com tudo. Atendendo aos desejos das crianças, fiz crepes diariamente para satisfazer suas delícias.
A Magia da Partilha de Amizades
O acampamento reuniu um grupo diversificado de crianças, incluindo meu filho e seus amigos de escola, com 14 anos respetivamente. Além disso, tivemos a alegria de partilhar a experiência com duas crianças de dupla nacionalidade, portuguesa e holandesa de 12 e 10 anos, que se tornaram amigas graças a um casal adorável de holandeses que estavam também acampando.
Esse encontro internacional trouxe uma dimensão especial ao acampamento.
Culinária e Criatividade
Um dos destaques no acampamento foi a culinária . Munidos de um frigorífico de campismo, tivemos acesso a alimentos e bebidas frescas durante toda a semana.
Levei mais mantimentos do que o necessário, a abundância foi bem-vinda e não se desperdiçou nada.
A minha especialidade do pequeno almoço, tornou-se a atração do parque, ao fazer crepes deliciosos todos os dias. A audiência exigente, atenta e animada, composta pelos entusiastas Christopher, Francisco, Martim, Pedro, Reynold, não perdiam um único momento das minhas habilidades de virar crepes arremessados ao ar.
O sucesso foi absoluto, não caiu nenhum ao chão.
Amizades, Estrelas e Aventuras
As refeições consistiam principalmente em grelhados e saladas, para satisfação de todos os participantes.
Além das atividades diurnas, convidamos a família holandesa e tivemos a oportunidade de desfrutar de refeições em boa companhia. Os pais das crianças holandesas convidaram-nos também para um jantar à beira da barragem da Idanha-a-Nova, onde grelhados deliciosos foram preparados num grelhador moderno e tecnológico, parecido a este aqui do link. A noite foi coroada com a observação de estrelas, constelações e planetas através do um telescópio profissional dos pais do Christopher e Reynold.
Memórias e Planos Futuros
Após uma semana repleta de atividades, ciclismo, pesca, batalhas com baldes de água nas tardes quentes e mergulhos refrescantes na piscina, olhamos para trás com satisfação.
A experiência foi mais do que um acampamento; foi uma jornada de amizade, diversão e crescimento. A confiança depositada pelos pais nas minhas mãos, permitiu-nos que a semana fosse uma verdadeira parceria coordenada.
Com a promessa de manter contato, estamos ansiosos para repetir a aventura no verão de 2024. Essa experiência única de organização de eventos ensinou-nos a importância de planear, adaptar e, acima de tudo, apreciar cada momento partilhado.
Partilho esta experiência e espero que no próximo verão, o leitor seja inspirado a organizar um evento memorável que resulte em sorrisos nos rostos e, lembranças para toda a vida de todos os participantes.