O mistério das folhas de origami

Era uma vez um grupo de Professoras de Artes da Escola a Tempo Inteiro.

Elas eram muito amigas, tinham um espírito de grupo incrível e adoravam partilhar o seu talento da arte com as crianças.

Certo dia, as dedicadas professoras decidiram ensinar os meninos sobre uma aula de origami. Prepararam tudo com extremo cuidado, mas, ao chegar à sala de aula, descobriram que as folhas de papel haviam desaparecido!

Que desilusão! Elas tinham planeado fazer o Sapinho Saltarico, mas não havia papel disponível para construir o corpo dele!

Elas não faziam ideia do que tinha acontecido. Decidiram investigar o ocorrido e instalaram câmaras de vigilância na sala de aula para desvendar o mistério…

No dia seguinte, assistindo às gravações das câmaras, as professoras ficaram perplexas ao descobrir o responsável pelo sumiço das folhas de papel: um robô chamado Roboetí*! Surpreendentemente, o Roboetí fazia parte de um projeto de um grupo de alunos da escola, estavam-no a desenvolver para auxiliar nas tarefas das limpezas escolares.

O problema era que o Roboetí não tinha sido devidamente programado, não sabia o que estava a fazer nem reconhecia as suas ações. As professoras então conversaram com os alunos sobre o ocorrido, e os jovens ficaram profundamente tristes ao descobrir que o Roboetí estava a causar problemas.

ꟷ Desculpem Sras. Professoras! Não sabíamos que o Roboetí tirava coisas! Nossa intenção era apenas que ele auxiliasse nas tarefas das limpezas escolares. Iremos tentar resolver a situação!…

─ O problema não é grave, meninos! Às vezes, todos cometemos erros, mas o que importa destacar é que vocês são responsáveis! Reconhecem o problema e estão dispostos a resolvê-lo, ao invés de se acusarem uns aos outros. Parabéns meninos!

─ Agradecemos Sras. Professoras! No entanto, também adoraríamos que nos ensinassem a criar o Sapinho Saltarico de origami.

─ Com certeza, ficaremos felizes por vos ensinar a criar o Sapinho Saltarico de origami. É uma ótima ideia, iremos providenciar papel para a atividade. No entanto, por favor, certifiquem-se de reprogramar corretamente o Roboetí!

Com a ajuda do professor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os alunos consertaram o Roboetí e reprogramaram-no para que ele não roubasse mais as folhas de papel e entendesse o real significado das tarefas de limpeza.

Finalmente, tanto as professoras como os alunos ficaram extremamente felizes por terem resolvido o enigma das folhas de origami.

E, para celebrar o feito, juntos, todos criaram um sapinho em origami. O Roboetí ficou feliz e animado, projetou música a partir do seu altifalante que tinha nas costas, e houve um divertido baile com o Sapinho Saltarico aos pulinhos.

O bonito Sapinho Saltarico disse:

─ A tua música é bonita, Roboetí. Realmente dá vontade de dançar e pular!

─ Obrigado! Agora sei também fazer tarefas úteis. Os meninos reprogramaram-me para fazer muitas tarefas úteis, para além da diversão.

Mais uma vez, com essa história, as crianças aprenderam que as tarefas manuais desempenham um papel fundamental na aprendizagem e compreenderam a importância de equilibrar o uso da tecnologia. A tecnologia é essencial e útil, mas deve ser utilizada com responsabilidade.

Aqui está um vídeo ilustrativo que te ensinará como criar o Sapo Saltarico que salta de verdade.

*Roboetí; o mesmo que Robô E.T.I. (Escola a Tempo Inteiro)

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo