Marchas Populares da Escola a Tempo Inteiro

O professor de TIC da Escola a Tempo Inteiro em Castelo Branco, iniciou a aula com a seguinte introdução:

— Caros alunos! Está quase a chegar o fim do ano letivo da Escola a Tempo Inteiro. Vamos terminar em grande, com festas e piqueniques para que no após férias de verão, iniciem o ano cheio de energia e ânimo. Digam aos vossos papás ou encarregados de educação para estarem atentos aos nossos meios de comunicação. Presentemente, estamos a ensaiar as danças das Marchas Populares de São Pedro. Será uma grande festa.

E perguntou a menina Joana, uma aluna muito interessada:

— Professor! Porque traz esse assunto à aula? O que tem a ver com TIC?

— Boa pergunta, Joana! Sabes? A informática e tecnologia está praticamente em todos os segmentos de trabalho. Neste evento também.

— Como assim, professor? – Perguntou Guilherme.

— Então vejam, meninos. Neste trabalho tivemos de gravar as danças e para tal usamos um smartphone. Após isso, enviamos emails para os coordenadores das escolas para que vocês possam ver as danças gravadas e ensaiar as mesmas. Elaboramos também um formulário de inscrição para que os vossos papás se possam inscrever e participar também.

— Verdade, Professor! Tecnologia está mesmo presente em muito lado. – Afirmou Miguel.

— Verdade, Miguel. Por exemplo, para a tua festa de aniversário, poderás fazer um convite no computador e enviar aos teus convidados por email ou WhatsApp.

— Obrigado pela ideia professor! – Afirmou Miguel.

— Bem! Agora que ficou clarificado, vamos então reunir com os professores para ensaiar as Marchas Populares.

Os alunos ficaram entusiasmados e ansiosos pelos ensaios. Naquela tarde, a escola encheu-se de música e alegria. Estavam todos a aprender os passos, a decorar as letras das canções e a criar os acessórios coloridos que se seriam usados na grande festa.

A Professora Beta, de artes, ajudava as crianças a pintar arcos e balões com as cores tradicionais das Marchas Populares. O Professor Filipe, de música, afinava as vozes das crianças e ensaiava as melodias com toda a alegria.

No final do dia, enquanto arrumavam as salas, a Professora Marta, que coordenava os ensaios, fez um anúncio importante:

— Não se esqueçam, amanhã iremos gravar um vídeo de todos os nossos ensaios para partilharmos com os vossos pais e com as outras escolas. Queremos mostrar o quanto estamos empenhados e como todos vocês são talentosos.

Os alunos aplaudiram com entusiasmo. Joana, sempre curiosa, perguntou:

— Professora Marta, também vamos aprender a editar os vídeos?

— Claro que sim, Joana! — respondeu a professora, sorrindo. — O professor de TIC irá mostrar-vos como usar o software adequado para transformar material bruto em algo bonito e organizado. E quem sabe, talvez algum de vocês descubra uma paixão por esse tipo de trabalho!

Os dias que se seguiram foram cheios de risos, prática e criatividade. A escola estava a transformar-se num verdadeiro cenário de festa, com bandeirolas, enfeites e cores por todo o lado. As crianças estavam a aprender danças, canções, e também a importância da colaboração, da paciência e do trabalho em equipa.

Finalmente, o grande dia chegou. As Marchas Populares da Escola a Tempo Inteiro começaram com uma energia contagiante. As crianças desfilaram pelas ruas da cidade, acompanhadas pelos professores, pais e amigos que se juntaram à festa.

A Joana e o Guilherme, que tinham estado tão curiosos sobre a ligação entre tecnologia e as Marchas Populares, ficaram especialmente orgulhosos ao ver as danças exibidas num grande ecrã gigante no Jardim da Devesa em Castelo Branco. Todos puderam ver e aplaudir o trabalho árduo, e a dedicação que cada um deles colocou no projeto.

E assim, com muita alegria e uma verdadeira demonstração de como a tecnologia pode unir-se à tradição, a Escola a Tempo Inteiro encerrou o ano letivo em grande estilo, deixando todos ansiosos pelo que o próximo ano lhes trará.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo