Escola a Tempo Inteiro no Dia Mundial da Internet

Num dia de primavera, na Escola a Tempo Inteiro de Castelo Branco, o professor de TIC reuniu os seus alunos em torno de um projeto especial. Com um sorriso entusiasmado, iniciou a aula…

— Caros alunos! Sabem que dia está a chegar? O Dia Mundial da Internet! Vamos aproveitar essa data para explorar a magia da rede virtual. Chegou a hora de colocarmos nossos conhecimentos em prática! Temos um desafio pela frente: um trabalho de pesquisa e, ao mesmo tempo, que dê para desenvolver e colocarmos em prática.

Os alunos entusiasmaram-se.  Já tinham aprendido que a internet era um mundo de conexões que permitia reuniões virtuais, conversas, partilhas instantâneas e muito mais, através de fios e sinais elétricos que correm pelo ar.

— Uma pequena introdução sobre a Internet… sabem a sua origem? – perguntou o professor e continuou a explicação. —  Nos anos 1960, pessoas muito inteligentes deram vida a uma ideia revolucionária: a ARPANET. Era como uma estrada digital que conectava computadores militares a uma longa distância, essa ideia evoluiu até o que temos hoje.

Os alunos mergulharam de cabeça na pesquisa, fascinados com a história da internet. Descobriram como a tecnologia cresceu, conectando o mundo de forma nunca antes imaginada.

Inspirados com a criação da Internet, surgiu a ideia de criarem uma rede própria: a Rede Educativa da Escola a Tempo Inteiro, a REETI.

— Vamos unir nossas escolas! –  Exclamou um aluno animado durante uma reunião.

E assim começou a aventura. Os alunos empenharam-se, trabalharam juntos para tornar a REETI uma realidade. Em cada configuração e fio conectado, descobriam novas maneiras de aprender e crescer.

Enquanto montavam o projeto, os alunos trocavam ideias animadas:

 — Poderemos criar salas de aula virtuais onde alunos de diferentes escolas se poderão reunir! – sugeriu um deles.

— E também uma biblioteca digital com livros de todas as partes do mundo – acrescentou outro.

E com o trabalho coletivo, a REETI ganhava vida. Os alunos tinham acesso a recursos educativos, podiam-se conectar com colegas, partilhar experiências e aprender sobre segurança online.

— É como se tivéssemos criado nosso próprio castelo de informação na internet! – exclamou um aluno empolgado.

A partir daquele momento, a Escola a Tempo Inteiro de Castelo Branco tornou-se o epicentro de uma nova era de aprendizagem e conexão, onde a magia da tecnologia abriu as portas para um mundo de possibilidades do agrupamento de escolas de Castelo Branco.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo