Escola a Tempo Inteiro no Dia Internacional da Terra

Era uma vez em Alcains, na Escola a Tempo Inteiro, uma vila rodeada de campos verdejantes e com a majestosa visão da Serra da Gardunha, vivia uma menina chamada Sofia.

Sofia tinha um amor infindável por brincar ao ar livre, explorar a natureza e aprender sobre os animais e as plantas.

Um dia, enquanto Sofia brincava no jardim, reparou em algo estranho. As flores estavam murchas, as árvores pareciam tristes e os pássaros cantavam com menos alegria. Preocupada, Sofia correu para a avó, a pessoa mais sábia da vila.

Avó, o que está a acontecer com a natureza? –  Perguntou Sofia com tristeza.

Com um sorriso suave, a avó dirigiu-se a Sofia: — Minha querida Sofia, hoje é o Dia Internacional da Terra, uma ocasião especial para honrarmos o nosso planeta e tudo o que ele nos proporciona. Mas este ano, a Terra está triste. As pessoas estão a utilizar os recursos de forma negligente, contaminando o ar e a água, destruindo os habitats dos animais.

Sofia expressou um sentimento de choque. — Mas como posso ajudar? –  Perguntou.

A avó envolveu Sofia num abraço reconfortante e afirmou: — Querida Sofia! Não há energia mais poderosa do que a das crianças e jovens. Vocês são a influência mais genuína e pura.

Sofia estava determinada a encontrar uma solução. Dado o seu fascínio pela tecnologia, refletia sobre como poderia inspirar outras pessoas a agirem da mesma forma. Ela procurou o professor de TIC, solicitou conselhos e, após uma intensa conversa, a solução surgiu.

— Sofia! Penso que seria uma excelente ideia criar um blog com artigos de opinião e conselhos, para promover um contacto mais sustentável com a natureza.

Sofia decidiu então empregar a sua paixão pela tecnologia para ajudar o planeta. Criou um blog onde partilhava informações sobre como proteger o ambiente, ensinou os seus amigos a reciclar e a compostar. Organizou também uma campanha de limpeza nas proximidades, a Barragem de Santa Águeda, famosa pelo seu ecossistema, lar de inúmeras aves, peixes e outros animais.

A mudança começo a sentir-se. As flores voltaram a desabrochar, as árvores pareciam mais felizes e os pássaros cantavam com mais alegria.

Alcains tornou-se um exemplo para o mundo, demonstrando que as crianças e jovens poderão fazer uma enorme diferença e causar um impacto positivo e influenciar os gestos de todos, de forma positiva.

Sofia aprendeu e ensinou que a tecnologia, quando usada de forma responsável, pode ser uma força poderosa para o bem. E o mais importante, aprendeu que todos temos a responsabilidade de cuidar do nosso planeta.


Gostarias de aprender a criar um blog com o professor de TIC da Escola a Tempo Inteiro de Castelo Branco? Existem várias plataformas CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos), como o WordPress, Joomla e Drupal, que te permitirão publicar e gerir conteúdos de forma simples. Envia-nos o teu pedido de ajuda por e-mail ou preenche o formulário de contacto disponível no separador Podes Falar Com.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo