Escola a Tempo Inteiro no Dia do Trabalhador

Num belo dia de primavera, na Escola a Tempo Inteiro de Castelo Branco, as crianças estavam agitadas com a chegada do Dia do Trabalhador. Tiago, um aluno curioso e atento, ouviu atentamente as conversas dos seus pais sobre a importância deste dia e decidiu partilhar com os seus colegas o que tinha aprendido.

 Meninos – começou Tiago, reunindo os seus amigos no recreio – sabiam que o Dia do Trabalhador é uma data muito especial? É um dia em que celebramos o esforço e a dedicação de todas as pessoas que lutaram para tornar o mundo um lugar melhor e mais justo.

As crianças olharam para o Tiago com interesse e, ansiavam saber mais…

— Antigamente – dizia Tiago – as condições de trabalho eram muito difíceis para muitas pessoas. Elas tinham de trabalhar imenso por muito pouco dinheiro! Muitas vezes em lugares perigosos. Não tinham os mesmos direitos que temos hoje, como férias, licença médica e até mesmo a possibilidade de se aposentarem.

— Isso parece injusto – disse João, um dos amigos do Tiago.

— E era mesmo! – concordou Tiago – Por isso, muitos trabalhadores uniram-se e lutaram pelos seus direitos. Organizaram manifestações e protestos para mostrar que o trabalho deles era importante e que mereciam ser tratados com respeito.

— Mas agora as coisas são diferentes, não são? – perguntou Alice, outra colega do Tiago.

— Sim, felizmente muita coisa mudou, – respondeu Tiago. – Atualmente temos leis que protegem os trabalhadores e garantem que sejam tratados com justiça. O Dia do Trabalhador é uma oportunidade para celebrarmos essas conquistas, para descansarmos um pouco e nos divertirmos!

Os alunos para tornarem o dia ainda mais memorável, solicitaram ao professor de TIC se poderiam fazer umas filmagens para elaboração de um vídeo promocional, para agradecer a todos os trabalhadores.

O professor gostou da ideia e combinaram fazer as filmagens a partir de um drone.

E lá apareceu o drone por cima dos alunos, ao centro do pátio! Controlado pelo professor de TIC, sobrevoou o grupo, capturando imagens para o Jornal Digital da escola da Escola a Tempo Inteiro.

As crianças acenaram para a câmara, entusiasmadas por poderem partilhar o seu conhecimento com toda a comunidade escolar.

— Vamos aproveitar o Dia do Trabalhador para agradecer a todos os trabalhadores que fazem parte das nossas vidas, – sugeriu Tiago – E também para nos divertirmos e aprender a editar filmagens e, aumentar a qualidade dos conteúdos do nosso Jornal Digital da Escola a tempo Inteiro.

E assim, as crianças da Escola a Tempo Inteiro do Castelo Branco passaram o Dia do Trabalhador brincando, aprendendo e refletindo sobre a importância do trabalho e dos direitos dos trabalhadores, enquanto exploravam as infinitas possibilidades oferecidas pela tecnologia lecionada pelo professor de TIC.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo