Escola a Tempo Inteiro na Nossa Senhora de Mércoles

Era uma vez na Escola a Tempo Inteiro.

O professor de TIC explicou aos alunos que a tecnologia não deveria limitar-se apenas ao entretenimento, configurações, programação e às partes agradáveis que todos gostam de fazer. Ele destacou que o trabalho tecnológico envolve várias etapas e procedimentos, que deverão ser cumpridos também.

— Hoje iremos arrumar a oficina, o armazém e parque informático da nossa escola.

As arrumações começaram, os alunos arregaçaram as mangas e lançaram-se às tarefas.

No meio do armazém empoeirado e cheio de máquinas antigas, Luana encontrou um estranho objeto: um tablet dourado com símbolos luminosos.

Ao tocar no tablet, Luana sentiu-o a tremer suavemente como se fosse uma deliciosa gelatina, liberando uns pós dourados que pareciam mágicos, em vez de sujidade.

Luana chamou ou professor e disse.

— Professor, este tablet parece estar a trabalhar!

— Inacreditável! Este material é todo antigo. Julguei que por aqui, só encontraríamos peças velhas!

Os alunos juntaram-se todos em redor do Professor de TIC e Luana, premiram no botão de ligar e foram transportados para um mundo mágico onde a Ermida da Nossa Senhora de Mércoles se transformava num portal mágico.

Lá dentro, encontraram a santa padroeira Nossa Senhora de Mécules, envolta numa aura de luz e sabedoria.

Nossa senhora de Mécules, com o seu sorriso gentil, acolheu a turma e mostrou-lhes os segredos da capela. Os alunos ficaram maravilhados!

Foi então que Luana teve uma ideia genial.

— Professor! Que tal transformarmos as peças e máquinas que temos no armazém para que as pessoas possam descobrir a Fé, aqui na capela da Nossa Senhora de Mécules?

E assim foi. O professor de TIC parabenizou Luana.

— Boa ideia Luana! Iremos até aproveitar a Romaria em Honra de Nossa Senhora de Mércoles, para divulgar p projeto.

Os alunos transformaram as peças em tablets, computadores e equipamentos musicais. Através desses aparelhos, as pessoas ao entrar na capela, através dos hologramas, músicas e diálogos, poderiam aprender e adquirir conhecimentos sobre os mitos da capela, aprender sobre a história e o poder da fé.

A partir daquele dia, Luana tornou-se a guardiã da capela digital. A história da Luana e da capela mágica espalhou-se por todo o país, inspirando outras pessoas a usar tecnologia para o bem.

A fé e a tecnologia poder-se-ão unir para criar um mundo melhor, cheio de esperança e luz.


Descobrimos através de pesquisas na Internet que o culto da Senhora Mércules poderá ter duas origens*1:

  1. Segundo a tradição, neste local existia um templo romano dedicado a Mercúrio, o que deu origem ao nome Mércoles.

  2. Noutra versão da história, conta-se que Nossa Senhora teria aparecido numa quarta-feira na região próxima da fronteira com Espanha, por isso a chamaram-na de Nuestra Señora de Miercoles.

    Esta ermida foi construída no século XII pelos Templários e o seu estilo tem marcas de transição do românico para o gótico. A festa, originada no século XVI, surgiu como um gesto de agradecimento a Nossa Senhora. Os fiéis comprometeram-se a realizar anualmente uma romaria ao local, caso ela atendesse às suas preces, trazendo chuva e protegendo as colheitas da praga de gafanhotos que assolava os agricultores.

Caso queiras saber mais sobre a origem do culto, poderás investigar através da biblioteca ou posto de turismo da cidade.

*1 fonte: https://www.mariahelena.pt/en/news/nossa-senhora-de-mercoles—padroeira-de-castelo-branco

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo