Dia Mundial da Rádio

Na pequena cidade de Castelo Branco, na Escola a Tempo Inteiro, o professor de TIC costuma levar sempre para dentro da sala de aula, assuntos interessantes e modernos em contexto de tecnologia.

Certo dia e, porque era o Dia Mundial da Rádio, ele decidiu falar da importância desse emocionante dispositivo. Um meio de comunicação que apesar de ter mais de um século de idade, é apreciado por uma grande quantidade de pessoas.

Na sala de aula, os alunos ouviram atentamente as palavras do professor. Ele partilhou a história da invenção da rádio e, destacou como esse meio de comunicação é divertido e altamente confiável.

A comunicação é efetuada apenas por meio de voz e sons; não há adornos nem efeitos visuais como na TV. Falou sobre programas temáticos, músicas animadas, entrevistas cheias de conteúdo e assuntos emocionantes, que poderão ser escutados nessas emissões.

Os olhos curiosos das crianças brilhavam com a descrição do Professor de TIC. Ele explicou que a rádio era tão útil e prática, que dificilmente seria substituída pela internet e outras tecnologias.

Quase no final da aula, o menino Daniel levantou a mão e pediu ao professor se poderiam visitar uma rádio.

— Estou curioso professor. Eu gostaria de ver uma rádio por dentro e ver como as pessoas trabalham.

O professor sorriu e concordou. Prometeu organizar uma visita de estudo à rádio da cidade. A turma ficou encantada com a notícia e mal podia esperar pelo dia da visita.

— Excelente sugestão, Daniel! É interessante e, encaixa-se perfeitamente no âmbito da disciplina de TIC.

O grande dia chegou. Os alunos entraram no transporte escolar cheios de expectativas. Ao chegarem à rádio, foram recebidos por profissionais sorridentes e acolhedores, prontos para lhes mostrar os bastidores daquele mundo sonoro.

Eles observaram de perto o trabalho dos locutores, os equipamentos de transmissão e os estúdios de gravação. Tiveram ainda a oportunidade de participar de uma entrevista ao vivo.

Eis que se ouve a proposta dos locutores:

— Estão prontos para se juntarem a nós como colegas e trabalhar lado a lado?

Aceitaram o desfio e ficaram maravilhados com a magia que acontecia por trás dos microfones.

No regresso à escola, os alunos não paravam de falar sobre a experiência incrível que tiveram. A rádio tornou-se ainda mais especial para eles, uma verdadeira fonte de entretenimento e também, uma poderosa de ferramenta comunicação.

Desde então, todas as manhãs, antes das aulas começarem, eles sintonizavam a rádio da cidade, sabendo que ali encontrariam companhia, informação e muita diversão, lembrando-lhes sempre a emocionante visita de estudo que tiveram.

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo