Amizade sem fronteiras

Era uma vez o menino Liam que veio do Brasil para Portugal.

Um menino de cabelos volumosos e muito cacheados, de pele morena com um tom dourado, com um coração bondoso, curioso e generoso.

Liam quis estudar e foi para a Escola a Tempo Inteiro.

Era um bom estudante com uma capacidade de se adaptar facilmente, isso ajudou-a estabelecer-se facilmente num país diferente.

Ao chegar a Portugal, Liam fez amizades com crianças da sua idade. Ele admirava profundamente as funcionárias da escola que o ajudavam lá nas suas tarefas, tinha um grande respeito pelas suas professoras que lhe davam as lições. A sua atitude calorosa e amigável conquistou facilmente o coração de todos à sua volta.

Um dia, Liam fez uma descoberta emocionante. Ele comunicou-se com um menino chamado Dmitri através de uma rede social chamada Dracugram. Dmitri era um menino amigável, simpático, curioso e protetor, assim como Liam.

Os olhos de Dmitri eram meio avermelhados e brilhantes, e sua pele tinha um tom pálido, mas rosada e saudável. Era atlético e muitas vezes vestia uma camisa preta com capuz.

As férias de Dmitri eram extraordinariamente longas, cerca de um ano, o que o deixava completamente entediado. Ele ansiava por ter amigos e companheiros para brincar. Foi então que Dmitri fez um pedido a Liam:

— Liam! Será que eu poderia passar as minhas férias na tua casa?

Liam ficou empolgado com a ideia e concordou, mas ele precisava primeiro pedir autorização à sua mãe. Quando Liam conversou com a sua mãe, ela concordou, mas com uma condição: Dmitri não poderia alimentar-se de sangue.

Através da videoconferência na Dracugram, Liam transmitiu a notícia e a condição a Dmitri, ele respondeu animado e a sorrir:

— Ah, tudo bem, Liam! Aqui na nossa comunidade, já não consumimos sangue. Preferimos uma dieta à base de vegetais, são uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde. Às vezes também comemos peixe, para obter outros nutrientes.

Dmitri veio então de férias para Portugal através de um portal mágico chamado o Portal da Transmigração. Ficou muito feliz com sua estadia na casa de Liam, sentiu-se incrivelmente acolhido.

Liam teve a brilhante ideia de perguntar à sua professora se Dmitri poderia acompanhá-lo na escola, e a professora concordou.

Dmitri ficou entusiasmado com a oportunidade. Liam ensinou-lhe todas as brincadeiras da escola, e incluiu-o em todos os jogos.

Houve um pequeno detalhe que começava a cansar Dmitri! Todos os meninos da escola pediam-lhe constantemente para ele para se transformar em morcego; eles nunca tinham visto ao vivo essa transformação!

Mesmo assim, Dmitri levou tudo na desportiva e, transformou-se em morcego imensas vezes para a diversão de todos.

Ainda numa ocasião especial, todos os meninos em conjunto prepararam um teatrinho de vampiros, onde todos pintaram os seus rostos com ketchup para as encenações de Halloween.

A estadia de Dmitri em Portugal foi uma experiência única e incrivelmente divertida, que enriqueceu muito o seu conhecimento e cultura.

Além disso, a amizade entre Liam e Dmitri demonstrou que, mesmo em mundos diferentes, a compreensão, a aceitação e a amizade podem florescer. Isso prova que a sociedade tem capacidade para se unir de maneira inclusiva, promovendo a diversidade e a felicidade para todos.

A tecnologia também desempenhou um papel fundamental nesse encontro, foi através da internet e da rede social Dracugram que eles conseguiram contacto e conhecerem-se um ao outro.

Mas é fundamental utilizar a tecnologia com responsabilidade, assim como fez Liam.

Nunca deverão iniciar conversas ou participar em chats sem o conhecimento e o consentimento dos vossos pais. A segurança online é uma prioridade, e é essencial manter os pais ou os adultos responsáveis por vocês, informados sobre qualquer interação na internet.

[Estiveste envolvido(a) na história? Responde com atenção às seguintes perguntas.]

  1. Qual era a origem de Liam?
  2. Para onde se mudou Liam?
  3. Como é que o Liam e o Dmitri se conheceram?
  4. Qual foi a condição que a mãe de Liam impôs para que Dmitri pudesse passar as férias na sua casa?
  5. Como Dmitri chegou a Portugal?
  6. O que devemos fazer quando iniciamos um chat com desconhecidos?

(Gostarias de colorir esta história com um desenho? Clica aqui e solicita uma impressão a um adulto.)

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo