Havia uma menina chamada Tânia da Escola a Tempo Inteiro.
Tânia leu uma maravilhosa história sobre um Santo chamado São Martinho, que dividiu a sua própria capa por bondade para agasalhar um pobre.
Tânia ficou tão surpreendida com a ação que quis fazer algo parecido!
Apesar de ser pequenina, tinha uma convicção gigante, reuniu os seus colegas e professores da Escola a Tempo Inteiro para um brainstorming*, uma tempestade de ideias.
Tânia, com seus olhos brilhantes e atitude determinada, iniciou o meeting**:
— Estamos na época de São Martinho. São Martinho dividiu a sua capa para aquecer um pobre. Precisamos de ideias para ajudar quem precisa de quentinho na nossa cidade, especialmente nesta estação tão fria do ano!
Surgiram muitas conversas e ideias criativas, mas todos concordaram com uma ideia maravilhosa. Decidiram fazer um leilão com os trabalhos de Halloween que estavam expostos na loja da Escola a Tempo Inteiro. Dessa forma, poderiam angariar dinheiro sem a necessidade de recorrer a um crowdfunding***, pois seria mais trabalhoso e já não disponham do tempo suficiente para a ação solidária.
Na ocasião da exposição de Halloween, algumas pessoas durante a sua visita, expressaram interesse em comprar alguns dos trabalhos, tornando assim, o objetivo possível. Foi tudo muito útil e oportuno! Ainda bem que se lembraram…
No dia 10 de novembro, já no final da exposição, reuniram-se todos! Meninos, professores, potenciais licitadores e foi uma grande festa! Houve música, dança e leiloaram todas as peças. Com o dinheiro que angariaram, conseguiram comprar muitas mantinhas para ajudar quem precisava, espalharam calor, alegria e o espírito de São Martinho.
(Fonte das imagens disponível aqui)
O São Martinho era já no dia seguinte, e o sucesso estava garantido.
Tânia estava tão feliz e realizada, que foi ela a primeira a tomar a iniciativa para cantar as canções que tinham criado em conjunto. Querem ouvir? Aqui estão algumas quadras das suas maravilhosas canções:
São Martinho generoso, de calor e abrigo,
Na Escola a Tempo Inteiro o coração é amigo.
Com mantinhas e quentinho encantador,
Aquecemos os corações, com todo o nosso amor.
Alegria nas crianças e na escola a brincar,
Celebramos São Martinho, a cantar sem parar.
Com castanhas quentes e sorriso no rosto,
A bondade do quentinho é nosso maior gosto.
E assim, prosseguiu a festa …
Ao longo do texto, mencionaram-se algumas palavras estrangeiras frequentemente usadas em contexto tecnológico e empresarial. As definições estão descritas abaixo, mas tenta descobrir o significado através das tuas pesquisas.
A língua portuguesa é bonita, muito completa e a melhor opção, mas caso encontres novamente estas palavras, aqui está o que elas significam:
*Brainstoming – Brainstorming é uma tempestade de ideias para encontrar a solução para um problema; podemos substituir por discussão.
** Meeting – É uma reunião. Serve para debater um problema de qualquer espécie: político, educativo, social, económico, desportivo, ou, como fez a Tânia, reuniu para discutir uma angariação solidária.
*** Crowdfunding – É quando um grupo de pessoas se junta para financiar algo ou quando alguém pede financiamento para um projeto.
[Estiveste atento(a) à história? Então responde às seguintes questões:]
- Como se chama a escola da Tânia?
- Quem é São Martinho?
- Que exemplo quis a Tânia de seguir de São Martinho?
- O que é que a Tânia e os seus colegas decidiram fazer para ajudar algumas pessoas na época de São Martinho?
- O que aconteceu no final da exposição de Halloween?