A tradição de São Martinho

Havia uma menina chamada Tânia da Escola a Tempo Inteiro.

Tânia leu uma maravilhosa história sobre um Santo chamado São Martinho, que dividiu a sua própria capa por bondade para agasalhar um pobre.

Tânia ficou tão surpreendida com a ação que quis fazer algo parecido!

Apesar de ser pequenina, tinha uma convicção gigante, reuniu os seus colegas e professores da Escola a Tempo Inteiro para um brainstorming*, uma tempestade de ideias.

Tânia, com seus olhos brilhantes e atitude determinada, iniciou o meeting**:

— Estamos na época de São Martinho. São Martinho dividiu a sua capa para aquecer um pobre. Precisamos de ideias para ajudar quem precisa de quentinho na nossa cidade, especialmente nesta estação tão fria do ano!

Surgiram muitas conversas e ideias criativas, mas todos concordaram com uma ideia maravilhosa. Decidiram fazer um leilão com os trabalhos de Halloween que estavam expostos na loja da Escola a Tempo Inteiro. Dessa forma, poderiam angariar dinheiro sem a necessidade de recorrer a um crowdfunding***, pois seria mais trabalhoso e já não disponham do tempo suficiente para a ação solidária.

Na ocasião da exposição de Halloween, algumas pessoas durante a sua visita, expressaram interesse em comprar alguns dos trabalhos, tornando assim, o objetivo possível. Foi tudo muito útil e oportuno! Ainda bem que se lembraram…

No dia 10 de novembro, já no final da exposição, reuniram-se todos! Meninos, professores, potenciais licitadores e foi uma grande festa! Houve música, dança e leiloaram todas as peças. Com o dinheiro que angariaram, conseguiram comprar muitas mantinhas para ajudar quem precisava, espalharam calor, alegria e o espírito de São Martinho.

(Fonte das imagens disponível aqui)

O São Martinho era já no dia seguinte, e o sucesso estava garantido.

Tânia estava tão feliz e realizada, que foi ela a primeira a tomar a iniciativa para cantar as canções que tinham criado em conjunto. Querem ouvir? Aqui estão algumas quadras das suas maravilhosas canções:

São Martinho generoso, de calor e abrigo,
Na Escola a Tempo Inteiro o coração é amigo.
Com mantinhas e quentinho encantador,
Aquecemos os corações, com todo o nosso amor.

Alegria nas crianças e na escola a brincar,
Celebramos São Martinho, a cantar sem parar.
Com castanhas quentes e sorriso no rosto,
A bondade do quentinho é nosso maior gosto.

E assim, prosseguiu a festa …

Ao longo do texto, mencionaram-se algumas palavras estrangeiras frequentemente usadas em contexto tecnológico e empresarial. As definições estão descritas abaixo, mas tenta descobrir o significado através das tuas pesquisas.

A língua portuguesa é bonita, muito completa e a melhor opção, mas caso encontres novamente estas palavras, aqui está o que elas significam:

*Brainstoming – Brainstorming é uma tempestade de ideias para encontrar a solução para um problema; podemos substituir por discussão.
** Meeting – É uma reunião. Serve para debater um problema de qualquer espécie: político, educativo, social, económico, desportivo, ou, como fez a Tânia, reuniu para discutir uma angariação solidária.
*** Crowdfunding – É quando um grupo de pessoas se junta para financiar algo ou quando alguém pede financiamento para um projeto.

[Estiveste atento(a) à história? Então responde às seguintes questões:]

  1. Como se chama a escola da Tânia?
  2. Quem é São Martinho?
  3. Que exemplo quis a Tânia de seguir de São Martinho?
  4. O que é que a Tânia e os seus colegas decidiram fazer para ajudar algumas pessoas na época de São Martinho?
  5. O que aconteceu no final da exposição de Halloween?

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo