A APP Mágica

Era uma vez, na pequena cidade da Escola a Tempo Inteiro, uma menina chamada Ana.

A família da Ana estava a passar dificuldades, e o seu pai teve de emigrar em busca de um trabalho com melhor salário, ficando a mãe de Ana sobrecarregada com a sua profissão e todas as tarefas do lar. Isso fazia com que a mãe de Ana tivesse cada vez menos tempo para brincar e cuidar da Ana.

Ana, como muitas crianças, encontrava conforto no seu tablet ligado à internet. Passava horas a fio jogando e navegando na internet. No entanto, a mãe de Ana sabia que era importante que sua filha passasse algum tempo longe dos ecrãs, que aprendesse outras tarefas e, que a ajudasse nas lides domésticas. Mas como fazer isso de uma forma que Ana achasse divertida?

Foi então que um dia, algo mágico aconteceu. Ana conheceu a Fada Helena, uma amiga vinda do planeta digital que veio para ajudá-la.

A Fada Helena era pequenina, com cabelos verdes brilhantes e olhos cheios de curiosidade. Ela trouxe consigo algo especial: a APP Boa Conduta.

— Olá Ana! Esta é a APP Boa Conduta. Instalas na tua tablet e ela irá ajudar-te a aprenderes e, a divertires-te ao mesmo tempo – disse a Fada Helena. Ana ficou curiosa e instalou a APP em seu tablet.

A APP Boa Conduta não era como as outras. A Boa Conduta indicava-lhe formas criativas e divertidas para ensinar Ana a fazer seus trabalhos de casa, ajudar a sua mãe com as tarefas domésticas e, tinha também jogos interativos e histórias, assim a Ana começou a aprender enquanto se divertia.

A APP Boa Conduta falava-lhe assim:

— Ana, que tal ajudarmos a tua mãe na cozinha?  Tenho uma receita deliciosa de bolo de chocolate que poderás fazer em conjunto com ela? – Sugeriu a APP.

Ana e sua mãe passavam agora mais tempo juntas. Ana percebeu que podia divertir-se muito mais com a mãe do que com seu tablet.

A APP Boa Conduta encorajava também a Ana a sair e a brincar na rua. Por vezes, a Fada Helena vinha do planeta digital, ela e Ana passavam tardes no jardim, correndo, divertindo e brincando com seus amigos, vizinhos e companheiros de escola. Foi aí que Ana percebeu que um mundo inteiro cheio de aventuras a aguardava do lado de fora da sua casa.

A Fada Helena teve uma ideia brilhante: instalou-lhe zoom. Um programa que possibilitava à Ana conversar com seu pai todos os dias, ajudando-a a aliviar a sua saudade.

Nesse mesmo dia o zoom foi testado. À noite, após o jantar e com as tarefas escolares e domésticas concluídas, a conversa através da internet e zoom fluiu na perfeição e sem falhas:

Ana com entusiasmo — Pai, pai, estás aí? Estou-te a ver!

Pai sorrindo — Olá, minha princesa! Também te vejo. Como foi o teu dia hoje?

— Foi incrível, pai! Fiz um bolo de chocolate delicioso com a mamã, e a Fada Helena ajudou-me a aprender a brincar na rua sem medo.

— Isso é maravilhoso, Ana! Sinto imensas saudades filhota!

— Eu também, papá. Eu amo-te muito. – A conversa continuou até quase se aproximarem da hora de ir dormir.

Com a ajuda da Fada Helena e da APP Boa Conduta, Ana aprendeu a equilibrar o uso da tecnologia com atividades ao ar livre, responsabilidades em casa e a conexão com sua família.

A vida ficou mais alegre e cheia de aventuras, tudo graças à magia da imaginação e da tecnologia bem utilizada.

[10 questões para responderes.
Responde com atenção, para sabermos se estiveste envolvido(a) na história.]

  1. Qual é o nome da menina na história?
  2. Porque é que a mãe de Ana estava sobrecarregada de trabalho?
  3. O que é que a Ana fazia no tablet para se sentir confortável?
  4. Quem é a Fada Helena?
  5. O que é que a Fada Helena trouxe para Ana?
  6. O que é que a APP Boa Conduta ajudou a Ana a fazer?
  7. O que é que a APP Boa Conduta sugeriu a Ana fazer juntamente com a mãe na cozinha?
  8. Onde Ana e seus amigos passaram a tarde, graças à APP Boa Conduta?
  9. O que a Fada Helena fez, para permitir que Ana conversasse com o seu pai à distância?
  10. A história acaba de forma correta? Descreve ou justifica.

(Gostarias de colorir esta história com um desenho? Clica aqui e solicita uma impressão a um adulto.)

Podes Falar Com

Descubra, inspire-se na sua jornada pessoal, profissional com o Podes Falar Com – o seu guia para o entretenimento, leitura ou escrita.

Índice

Partilhar

Artigos recentes

Categorias

Follow Us

Weekly Tutorial

Inscreva-se na nossa Newsletter. Fique por dentro das novidades.

UPS! JÁ CLICOU “AQUI”?

Ainda não temos o próximo capítulo